<i>Paz Sim! NATO Não!</i>
Várias organizações que em 2010 estiveram envolvidas na plataforma Paz SIM! NATO Não! promovem, na próxima segunda-feira, às 17 horas, uma concentração em Lisboa, que tem início na Rua do Carmo e termina junto à estação ferroviária do Rossio. Com esta acção pretendem manifestar o seu repúdio pela NATO no momento em que essa organização «agressiva e militarista» realiza uma cimeira em Chicago, nos EUA.
Lembrando que os países da NATO são responsáveis por 70 por cento dos gastos militares do mundo, as organizações promotoras da acção acusam ainda os sucessivos governos portugueses – e o actual – de comprometerem Portugal «com a NATO e os seus crimes, enviando tropas portuguesas para actos de agressão a outros povos», contrariando assim o espírito da Constituição da República. Na concentração, serão reafirmadas as seguintes exigências: retirada imediata das forças portuguesas envolvidas em agressões da NATO; rejeição da instalação do sistema míssil dos EUA na Europa; fim da escalada de guerra no Médio Oriente; fim das bases militares estrangeiras e das instalações da NATO em Portugal; dissolução da NATO; desarmamento e fim das armas nucleares e de destruição massiva.
Entre as organizações promotoras desta acção conta-se o CPPC, a CGTP-IN, a URAP, a Interjovem, a JCP, o MDM, a Confederação das Colectividades, entre outras.